Site desenvolvido, testado e já “no ar”, funcionando a todo vapor. O que falta agora? Percebeu que o movimento digital está fraco, sem muitos acessos e praticamente nenhuma interação? Esses são alguns sinais de que você precisa trabalhar de forma urgente em uma estratégia para gerar tráfego para o seu site para ganhar visibilidade e engajamento do seu público e, claro, vender mais!

Pense no tráfego como algo vital para o bom funcionamento do seu site (e de qualquer veículo na internet), como se fosse o ar que respiramos. Um site sem tráfego, sem visitas e sem interação é um site praticamente morto.

Neste artigo você verá como gerar tráfego de qualidade para o seu site em 6 passos fáceis e intuitivos. Vamos a eles?

Faça um bom planejamento de conteúdo

Quando falamos em tráfego de qualidade, entendemos que são aqueles acessos de usuários que realmente se interessam pelo seu site, pelo que sua empresa tem a dizer e a vender. Como atrair de forma definitiva essas pessoas, então?

Conteúdo rico e relevante é a resposta. Pessoas têm problemas, necessidades e desejos, e buscam soluções na internet. Que tal o seu site ser o provedor dessas informações, por meio de um blog? Mas fique atento para fornecer sempre conteúdo que, além de relevante para seu público, pertença ao mesmo universo dos produtos ou serviços que você oferece.

Escreva títulos atraentes

Em meio à gigantesca concorrência que se estabeleceu nos meios digitais, quem capta a atenção do usuário por mínimos momentos já pode se considerar um vencedor. Isso pode ser conseguido por meio de títulos bem escritos e atraentes. Seja assertivo na hora de convidar o leitor para acessar o seu conteúdo, transmitindo sensação de extrema utilidade, urgência e especificidade.

Cuide do SEO

As boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) devem estar presentes em todos os lugares de seu site, com atenção especial ao conteúdo. Sendo assim, trabalhe bem as palavras-chave (sem exageros que prejudiquem o sentido e a qualidade do artigo), títulos, hierarquia de subtítulos e escaneabilidade do texto.

Divulgue nas redes sociais

Encare a realidade: com pouquíssimas, raras e desprezíveis exceções, todas as pessoas estão nas redes sociais. Então é lá que você deve divulgar seu site e seu conteúdo, para que consiga atingir a maior quantidade possível de usuários qualificados e alcançar interação, visibilidade e engajamento. Uma boa dica é impulsionar postagens, investindo em ferramentas como o Facebook Ads.

Envie e-mails marketing

Apesar de aparentemente ultrapassado frente ao poder das redes sociais, o e-mail marketing continua firme e forte, se mantendo como a principal ferramenta de conquista de leads.

Construa uma boa base de e-mails, conquistados sempre de forma espontânea, e planeje uma campanha de mensagens engaje os leitores, gerando tráfego e convertendo seus usuários em leads qualificados.

Analise as métricas

O grande trunfo dos meios digitais em comparação à mídia tradicional é a possibilidade de medição quase total dos resultados. Nesse sentido, analise cada uma das campanhas e ações desenvolvidas, por meio de métricas bem definidas. A partir dessas análises, estabeleça as mudanças necessárias, visando sempre a melhoria do processo e o aumento gradativo do tráfego que converte em leads.

Gerar tráfego de qualidade para um site, blog ou qualquer outra plataforma digital é uma tarefa que exige paciência, dedicação e muito conhecimento ― que agora você já tem! Aproveite e deixe um comentário para tirar suas dúvidas e compartilhar com os outros leitores tudo o que você aprendeu!