A criatividade é fator crucial para o empreendedorismo. Quem deseja surpreender sua clientela e agregar maior valor e fidelidade ao seu negócio, precisa “pensar fora da caixa” e, assim, alcançar maior sucesso e estabilidade na carreira.

Conheça aqui algumas dicas brilhantes para aumentar a criatividade e comece agora mesmo a implantá-las no seu dia a dia para melhores resultados!

Qual a importância da criatividade no mundo dos negócios?

Sabe aquela ideia genial que, após ter sido criada por outra pessoa ou empresa, deixou você sem entender como nunca pensou num conceito tão simples?

Pois então, é exatamente aí que podemos considerar a grande relevância da criatividade no empreendedorismo. Uma ideia simples e inovadora é crucial para a apresentação de um produto interessante, simples e cobiçado pelo público-alvo, além de bastante rentável para a empresa.

Sendo assim, a criatividade é importantíssima para quem deseja solidificar seu negócio.

Como aumentar a criatividade definitivamente?

A grande vantagem da habilidade criativa é que ela não é totalmente inata. Em outras palavras, qualquer pessoa possui chances de aumentá-la, desde que haja preparo, treino e muito esforço. E o que podemos fazer para aprimorar a habilidade criativa?

1. Saia da zona de conforto

Uma das dicas defendidas por especialistas como Shelley Carson ― psicóloga da Universidade de Harvard e autora do livro Your Creative Brain ― é trabalhar o cérebro e fazê-lo sair da zona de conforto.

Por isso, inicie já uma atividade nova e complexa: cozinhe algo que nunca tenha cozinhado, aprenda a tocar um instrumento, escreva um poema, pratique alguma dança, aprenda um idioma, etc.

2. Pratique exercícios

Alguns exercícios podem auxiliar o cérebro a pensar criativamente. Dentre eles, pontuamos:

  • Realizar exercícios físicos;

  • Prestar atenção ao que se está fazendo;

  • Ouvir mais do que falar;

  • Observar as coisas a seu redor;

  • Ler bastante;

  • Buscar atividades relacionadas à arte, como cinema, teatro, exposições, etc.

3. Estimule a mente

Para criar ideias, é necessário partir de um questionamento sobre um determinado problema. Esse questionamento deverá ser respondido de forma cada vez mais complexa, objetivando-se chegar a alguma conclusão que represente um conceito final.

Assim, crie perguntas e vá se questionando de forma a torná-las cada vez mais complexas em sua mente, tentando sempre obter soluções práticas.

4. Descanse o cérebro para aumentar a criatividade

O cérebro precisa de descanso para criar. O bloqueio da criação pode acontecer, por exemplo, devido ao estresse e preocupação de se chegar a um produto final, não é mesmo? Por isso, desligue a mente, vá escutar uma música, passeie, tire um cochilo e permita-se criar com maior facilidade com o cérebro em plena atividade!

5. Registre as ideias

Tenha sempre próximo de você um caderno e uma caneta para anotar suas primeiras ideias e perguntas, evitando esquecê-las após aquela longa noite de sono ou após discuti-las com seu colega tomando uns drinques.

6. Crie mapas mentais

Os mapas mentais fazem parte de uma técnica desenvolvida para estruturar ideias criativas. Por isso, represente graficamente as informações coletadas pelo seu cérebro, estruturando-as da seguinte maneira:

  • Parta de uma ideia central, que pode ser uma pergunta para seu problema;

  • A partir dela, vá unindo conectores com as novas possibilidades para solucioná-la, associando umas ideias às outras;

  • Não deixe de utilizar cores variadas, imagens ou palavras-chave.

O objetivo é formar um desenho de um mapa com todas as ideias capturadas pelo seu cérebro, a partir de um problema central, o que é extremamente benéfico para a tomada de decisões de forma criativa.

7. Pesquise

Outra dica de ouro para aumentar a criatividade é pesquisar constantemente sobre criações feitas, verificar como seus criadores obtiveram êxito com essas ideias, buscando informações em livros, revistas, artigos e várias outras fontes disponíveis.

No final de tudo, você terá muito mais estímulos para conseguir formar seus próprios conceitos e desenvolver uma ideia muito mais criativa!

E aí? Animado com nossas dicas? Que tal deixar seu comentário?