O mercado brasileiro está aberto ao empreendedorismo. Mas, para ser um empreendedor, é preciso ter mais do que capital disponível e uma boa ideia: é necessário ter uma série de habilidades e competências que te trarão destaque diante da concorrência.

Ficou curioso? Continue lendo e confira 5 conhecimentos indispensáveis do empreendedor de sucesso!

1. Enxergar além do senso comum

Você se lembra do Orkut? A rede social foi sucesso na década de 2000, mas teve o posto roubado pelo Facebook, até ser desativado completamente em 2014.

Esse exemplo nos mostra que mesmo que você esteja no topo, se não apresentar ao seu público novidades e vantagens que vão além do senso comum, pode facilmente cair no esquecimento. Por isso, certifique-se de que o seu negócio é diferenciado e adequado às necessidades dos seus clientes, mesmo que eles ainda nem saibam que as têm.

2. Saber se comunicar

Você já percebeu como empreendedores costumam indicar uns aos outros em seus sites, redes sociais, podcasts e até em conversas pessoais? Criar um bom marketing pessoal e se comunicar com outras pessoas são habilidades essenciais para qualquer empreendedor.

Ter um forte networking é vantajoso para quem deseja impulsionar o seu empreendimento. Mesmo que você tenha um plano de negócios bem estruturado e uma ideia revolucionária, dificilmente conseguirá divulgar o seu projeto ou conseguir investimentos sem a ajuda de outras pessoas.

3. Ter capacidade de liderança

Um empreendedor é o líder de seu próprio negócio, e isso vem acompanhado de uma série de responsabilidades. Mas não basta apenas delegar tarefas: é preciso motivar as pessoas com quem você trabalha e até o público com o qual deseja atingir.

Mostrar que você traz algo inovador e demonstrar confiança no que está fazendo são ingredientes atrativos para que as pessoas queiram trabalhar com você e se interessem pelo produto ou serviço que você tem a oferecer.

4. Calcular possíveis riscos

Ser empreendedor é se jogar em uma jornada rumo ao desconhecido. Isso exige coragem, mas também é preciso ter um senso de oportunidade e avaliar os riscos das decisões que você tomará para o seu negócio.

Inovação é a palavra-chave para um empreendedor, mas muitas vezes é preciso seguir o caminho tradicional para ter sucesso. Não negligencie a criação de um plano de negócios; estabeleça uma rotina de trabalho; invista em estratégias de marketing; mantenha o seu fluxo de caixa organizado e delegue tarefas para profissionais que dominam áreas que você não tem tanta segurança, como administração ou programação.

5. Se manter atualizado sobre o mercado

A prática de cool hunting é uma das mais apreciadas no mercado do empreendedorismo. Essa atividade consiste em buscar tendências futuras em um determinado nicho, que influenciarão o comportamento dos consumidores.

Um empreendedor diferenciado precisa ter um perfil criativo e sempre estar de olho no mercado em que atua para identificar oportunidades, criar produtos que serão atrativos ao público, ter um serviço que o seu concorrente não oferece e entender quais tendências poderão ser lucrativas para o seu negócio.

Gostou das nossas dicas? Que outras competências você acredita que são essenciais para empreendedores de sucesso? Compartilhe com a gente nos comentários!